Blogueira literária, apaixonada por livros, filmes, séries e outras coisinhas da cultura nerd. Responsável pelo projeto F.A.L.E. e pela revista Jovem Geek. Autora no Nyah, Spirit e Wattpad. Auxilia na revisão de originais e suporte a autores iniciantes.

11 de mai de 2015

Resenha : A Viajante do Tempo



Título : A Viajante do Tempo
Série : Oulander #1
Autor : Diana Gabaldon
Páginas : 629

Claire, a protagonista de A viajante do tempo é uma mulher de personalidade forte, lutando para se manter num mundo de homens violentos, que busca seu verdadeiro amor enquanto participa de importantes acontecimentos da história. Claire Beauchamp Randall foi separada de seu marido Frank pouco depois da lua-de-mel, quando ele foi convocado para lutar na Segunda Guerra Mundial. Ao final do conflito, Claire e Frank se reencontram e retomam a vida que tinham em comum numa viagem a Escócia. Mas o reencontro não ocorre da forma esperada. Parece haver entre a esposa e o marido um distanciamento muito maior do que aquele causado pelos anos de guerra. Ao visitar uma antiga e mística formação de rochas, Claire finalmente vai conhecer seu destino.


Li algumas resenhas desse livro pela blogosfera e acabei ficando bem curiosa a respeito, fiquei muito interessada e intrigada com a história. E quando descobri que havia uma série baseada no livro, não perdi tempo em adquiri-lo e começar essa maravilhosa viagem por ele. A princípio, devo confessar que me assustei pela quantidade de livros da série e pelo número de páginas de cada um. Mas não me arrependo de ter dado o primeiro passo nele.

A leitura foi mais fácil do que imaginei. Apesar de ser Claire, a protagonista a narrar toda a história, nos conseguimos ter uma visão bastante ampla dos outros personagens e dos cenários. Eu espero um dia ser capaz de escrever tão bem quanto a Diana, e descrever coisas com um perfeccionismo invejável que te faz ver tudo, com seus próprios olhos.

Fiquei bem angustiada no início porque como a sinopse já deixa claro, ela vai fazer uma viagem no tempo e ir pra séculos atrás. Fiquei esperando muito que isso acontecesse, mas peço que caso você vá ler, tenha paciência. E preste bem atenção nos personagens, no relacionamento dela com o Frank, em tudo que puder. Porque senão você vai chegar na metade do livro que nem eu : voltando toda hora pro começo pra ter certeza de algo, pra comparar.

Uma das coisas que mais amei foram as mudanças de cenário. Quem me conhece sabe que sou fã de Senhor dos Anéis e uma das coisas que mais amo nesse universo é a mudança de cenários, e por isso a Diana merece uma salva de palmas. São tantos lugares, e tantas pessoas que aparecem, que eu me senti alguém ali. Enquanto eu lia, me senti um personagem. Eu me senti como uma parte do livro, sabe? Como se eu estivesse lá vendo tudo e a cores, sentido tudo que os protagonistas sentiam.

'Porque onde todo o amor existe, não há necessidade de palavras.''

Além do cenário, uma coisa que mudava muito eram meus sentimentos. Ri, chorei. Fiquei com raiva, indignada, frustrada, feliz, surpresa, emocionada,apaixonada. Acontece tanta coisa, mas tanta coisa na vida da Clary e do Jamie. E tanta coisa ruim... E coisas boas. E as constantes provas de amor que ele dá a ela, cara, é de arrasar o coração. Por tudo o que ele sofreu por ela... Não é a toa que ela se apaixona e se vê dividida entre Frank e Jamie - sou team Jamie ta.

Honestamente, tenho medo de ler o 2º volume. Me parece tão fácil parar agora, enquanto está tudo em águas limpas. Não digo que acabou no felizes para sempre, mas em um final aceitável. E depois da autora brincar tanto com meus sentimentos, to por um fio.

"– Você tem livre-arbítrio, assim como todas as outras pessoas neste mundo. E a história, acredito, é a soma de todas essas ações. Alguns indivíduos são escolhidos (...) para afetar os destinos de muitas pessoas. Talvez você seja uma delas. Talvez não. Não sei por que você está aqui. Você não sabe. Provavelmente nenhum de nós jamais saberá."

O livro ainda conta com uma excelente aula de história e de medicina. Me pergunto quanto tempo a autora passou estudando e pesquisando isso. E as reflexões que a gente acaba tendo. Foi um livro que me fez pensar e me perguntar várias coisas. Como por exemplo, e se não existisse internet? Eu não saberia de muita coisa, não teria conhecido muita gente. E e se fosse possível viajar no tempo? Se apaixonar por alguém de outra época...

Minha nota é 10 pra esse livro, sem sombra de dúvida. E vou ver se consigo uma entrevista com a autora, tenho muito o que perguntar.

''A verdade é que nada se movia, nada mudava, nada parecia acontecer e, ainda assim, eu experimentava uma sensação de terror tão grande que perdi completamente a noção de quem ou o quê eu era, de onde me encontrava. Estava no âmago do caos e nenhuma força física ou mental era útil contra isso.''
O vídeo abaixo é a abertura da série legendada. Dá uma olhadinha :



13 comentários:

  1. Oi Thai, tenho esse livro e assito a série na tv, adoro demais... mas disposição pra ler o livros ainda não tive.
    Adorei a resenha,
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só assisti o 1º episódio da série por enquanto, mas pretendo pegar firme nela. Uma horaa disposição chega e você vai se apaixonar pela escrita dela <3

      Excluir
  2. Oi. Resenha adorável. Li o livro e amei e já saiu continuação. como você disse, é necessário ter paciência aos detalhes, acho que é um livro para um leitor maduro, pois é tão rico em detalhes que podemos nos perder.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Menina, tb amo Senhor dos Aneis! Sua resenha está muito legal, aliás, preciso te dar os parabéns por isso. Adoro quando o texto traz várias referências, assim como você fez, e sempre que posso faço a mesma coisa lá no meu blog. Vou começar a assistir à série agora, to precisando distrair a cabeça e seria legal... Depois procuro os livros.
    Um beijnho!

    ResponderExcluir
  4. Oiee,
    Pense numa leitura que eu quero fazer.
    Apesar do livro ser imenso e bem detalhado.
    Ando com preguiça de acompanhar séries muito grandes,
    mas essa é sem dúvidas uma das minhas exceções.
    Amei a riqueza da sua resenha, beijos.
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  5. Taí um livro que faz tempo que estou loooouca pra ler! O tamanho do livro em si não me intimida não, mas confesso que o tamanho da série sim. Fico esperando lançar todos os volumes das séries para começar a ler, mas a impressão que tenho é que vou esperar esses para sempre! :(
    Sua resenha ficou excelente!

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada por Outlander desde antes da série ir para a TV, sério. Acho que os livros da Diana são muito bem construidos e eu não posso reclamar nada dos amigos que eu fiz por causa de Outlander, o fandom é super receptivo.


    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oláá
    Sua resenha está ótima, muito bem escrita, adorei a dica mas não é meu gênero favorito, eu não tenho muita vontade de ler, pelo menos não por agora, quem sabe daqui um tempo

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu quero começar pela série de tv. Que estou adiando, mas logo vou fazer uma maratona. Pretendo ler os livros também. Ainda esse ano. Nossa, tenho tantos na lista e alguns já comprados. Não sei como vou dá conta.
    O que mais me encanta na série é o ponto da viagem no tempo me deixa fascinada.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Thai, bem vinda ao clube! Outlander realmente é maravilhoso, tanto a série em livros quanto a televisiva. Prepare-se para fortes emoções no final do segundo volume. Estou ansiosa aguardando o meu terceiro volume.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  10. Ola lindona quero tanto ler esse livro, adoro livros com viagens no tempo e li que a autora é intensa em todas as emoções seja sofrimento, ou alegria. Mas devido ao tamanho do livro vou adiando, mas tenho certeza que após ler sua resenha vai valer muito a leitura. beijos

    Joyce​
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Sei muito desse livro por causa de uma booktuber gringa que eu acompanho que ama MUITO essa série. E aí, eu tô tentando tomar coragem porque olha o tamanho <|3 haha
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  12. Oii
    Eu não conhecia essa série até alguns meses atrás quando uma amiga me disse que eu tinha que ler e então descobri sobre a serie da televisão.
    O livro parece ser muito bom realmente, gostei muito da história.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Encontrou algum erro ortográfico? Não deixe de comentar! Sua opinião é muito importante pra nós.
Não tem conta no google? Não tem problema.
Escolha a opção nome/url e coloque seu nome.
Volte sempre.

Sobre Nós

Blog literário criado por Thainá dos Santos e administrado com a colaboração da Emily Araújo.

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *