Leitores

Os 10 Mandamentos de um Leitor

Resultado de imagem para mandamentos leitor


1 : Não leia algo que não gosta. Pode parecer idiota isso, e sei que é bom ler e descobrir novos livros, mas se você viu que realmente não gosta daquele livro ou daquele gênero não adianta forçar. É como tentar engolir uma comida que está estragada e que você não suporta.

2 : Não sair sem a companhia de um livro. Não importa se você está indo pra escola, trabalhar, para um curso, viajar, pro shopping ou para um parque: você PRECISA do seu livro com você. Nunca se sabe quando você vai encontrar um tempo e um lugar pra ler, nem que seja num ônibus.

3 : Não empreste seus livros pra qualquer um. Eu sei, isso chega a ser egoísta, mas quem aqui já emprestou um livro e não devolveram e se devolveram trouxeram ele estragado ou danificado? Infelizmente não é qualquer pessoa que sente o mesmo amor por livros como você, e elas acabam não tendo o devido cuidado. Caso você queira emprestar pra alguém, certifique-se de que a pessoa é confiável, tenha o endereço e o número dela e faça ela assinar um contrato se certificando de que, caso ele(a) faça algo inapropriado com o seu livro tenha que lhe comprar outro.

4 : Não se culpe por abandonar livros pela metade. O mundo dos livros é algo muito grande, e geralmente não temos tempo o suficiente para explorar todo esse mundo mágico. Nós queremos ler desesperadamente, esperamos por lançamentos, rebuscamos clássicos, e muitas vezes acabamos partindo pra outra leitura sem terminar a atual. Ou muitas vezes o livro está chato, insuportável, e você simplesmente não consegue terminar. Na minha opinião, isso é normal e acontece. Uma hora você vai voltar nele e terminar.

5 : Não se prenda a best sellers. O que se vê muito ultimamente são pessoas que se consideram leitores aptos por lerem apenas o livro que está na moda, aquele que está liderando as paradas dos mais vendidos. Nada contra você que só lê os mais vendidos e os mais famosos, mas você precisa ampliar sua visão e seu mundo. Existem centenas, milhares de obras por aí que você não leu e poderia gostar.

6 : Compartilhe ideias mas não dê falso testemunho. Nos dias de hoje ainda existem aquelas pessoas filhas de Sauron que não gostam de ler. Elas dizem que tem alergia a livros, que ler é entendiante. Por mais que eu não concorde com esse tipo de pessoa, acho que o ideal é trazê-la para o nosso lado. Não existe essa de que todo livro é chato, sempre tem um livro que é sua alma gêmea e ele está apenas te esperando. Incentive essas pessoas que estão cegas e as ajude a encontrar seu livro-gêmea. Porém, não dê falso testemunho. Eu já vi muita gente recomendado livros sem ao menos ter lido e entendido. Então não diga "pode ler esse, é realmente bom" se você nem gostou e/ou não leu ou não entendeu. O correto seria "eu não sei se é bom, eu li e NÃO gostei, talvez você goste."

7 : Não seja submisso aos críticos literários. Eu tenho que confessar, já fiz muito isso. Ia de acordo com o que as pessoas diziam e ficava nisso mesmo. Como eu era iludida. Cada um tem uma opinião e uma maneira diferente de enxergar as coisas, o que pode ser ruim pra você pode ser bom pra mim e o que é ruim pra mim pode ser bom a você. Então se você desanimou de ler um livro por causa de uma crítica aqui está um conselho: não seja submisso a eles.

8 : Procure resenhas. Se você está indeciso sobre qual livro ler, se está em dúvida se aquele livro que você está prestes a ler é realmente bom, as resenhas são uma ótima escolha. Os escritores de resenha dão um resumo da obra e sua opinião sobre ele. Mas é claro, como eu havia dito antes, não seja submisso a eles, mas é bom pra você ter uma ideia de por onde começar.

9 : Não invente desculpas para não ler. Não venha com essa de "Ah, mas eu não tenho dinheiro pra comprar livros." Pois eu também não tenho, acha que sou rica? Isso é desculpa pra pessoas esfarrapadas e idiotas não lerem. Existem bibliotecas. Existem sebos. Livros online. Baixar livros. As possibilidades são enormes. Se você é um leitor, você sempre vai dar um jeito pra ler, e você pode não ter muito tempo pra ler, mas você vai encontrar um tempinho. Sempre encontra.


10 : Não pague de leitor. Jamais. O que eu quero dizer é que eu vejo pessoas comprando livros, tirando fotos, postando em redes sociais dizendo que tem o maldito livro e NÃO LÊ ELE! Eu não consigo gostar de pessoas assim, eu as desprezo. Poxa, você está pagando de leitor e não lê? Como assim? Não façam isso gente, nunca mesmo. Livros foram feitos pra ler, não pra se exibir. E você que está começando agora no mundo da leitura, uma dica: não tente pagar de leitor nato. Os leitores com mais "experiência" (os que já leem a bastante tempo) sabem identificar um mentiroso. Não leu um livro, não diga que leu. Leu e não sabe direito do que se trata, não saia dizendo pra todos que é fã, vá reler o livro.

About Thai

75 comentários:

  1. Aprendi as regras 1 e 4 na marra, não leio mais livros que não to gostando, aah não ser de parcerias porque é responsabilidade, mas se for ruinzão eu apenax deixo pra lá e abandono mesmo, não tenho medo de abandonar kkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, parcerias não tem o que fazer haha.
      Mas antes de começar a ler um livro, eu procuro saber algo dele, pra ver se vou com a cara.

      Excluir
  2. Acho que as regras 1 e 4 são essenciais para o momento que estamos vivendo, com esse sucesso de booktubers literários que leem mais 10 livros por mês. Vejo muitos leitores se sentirem péssimos por lerem 1 ou 2 livros no mês, e devemos colocar na cabeça que isso está tudo bem. E que também está tudo bem abandonar um livro que não está sendo bom naquele momento, depois você pode tentar novamente ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes eu lia bastante, tipo, coisa de mais de 100 livros por ano, mas é porque eu tinha tempo, gostava. Agora, se eu ler 5 é muito. Eu parei de me importar, contanto que eu esteja lendo e sentindo prazer, é o que importa ><

      Excluir
  3. Cara me vi em várias situações acima hahaha, já larguei alguns livros pela metade e muitas vezes esqueço de levar um livro na bolsa. Gostei muito do post parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Largar livros pela metade : quem nunca?
      Ironia é quando depois de um século você volta a ler e amou ele kkkk
      Abraços

      Excluir
  4. Eu gosto muito de ler, mas muitas vezes isso acontece comigo de deixar o livro na metade.

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre procuro resenhas antes de ler algum livro justamente pra não me arrepender depois pq sou o tipo de pessoa que se começo uma coisa, tenho que ir até o fim. Comecei a ler um livro e parei na meta pq o livro é enorme e demora demais para acontecer as coisas. Adorei os mandamentos.
    Beijos!!
    www.dezalourenco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Principalmente se for um livro um tanto caro, resenha faz muita diferença nessa hora. Mas costumo ler mais de uma, só pra ver mesmo. Beijos

      Excluir
  6. Adorei sua resenha
    muito bom seu post
    bem original
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Não inventar desculpas para não ler e Não leia o que não gosta é algo básico, vejo muitas pessoas lendo o que não gostam só para falar mal, isso é até um abuso sabe...
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler o que não gosta : não vai gostar e falar mal de graça '-'

      Excluir
  8. Amei os mandamentos. Concordo totalmente com todos. Especialmente o de não emprestar livros para qualquer um, tenho livros perdidos por aí até hoje, então não empresto para quase ninguém. Antes eu me sentia mesmo "culpada" por abandonar uma leitura, mas às vezes simplesmente não dá, o livro não colabora kkkk. Beijão





    http://missdiva.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma vez emprestei um livro pra um amigo, e o livro nem era meu, era da biblioteca. O garoto não me devolveu até hoje...

      Excluir
  9. Amei os mandamentos, principalmente o que diz para não se culpar por abandonar os livros pela metade, o que é verdade!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee!!

      Sim, não se culpe por abandonar livros kkkk

      Beijos

      Excluir
  10. Eu não concordo com a 1 e a 4. Hahahahaha. Acho que não existe livro ruim, existe momento certo na vida pra se ler algumas coisas. Sempre que um livro não me prende eu não desisto dele, deixo ele numa lista e em outro momento leio novamente. E da certo. As vezes a leitura tem mais a ver com o que a gente está passando do que com o livro em si!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me refiro a livro ruim porque nem todo mundo gosta de tudo. Eu por exemplo, não gosto de terror. Não assisto filmes nem séries desse estilo, se eu pego um livro desses pra ler não vai. Tem muitas pessoas que não leem porque pegaram um livro que não fazia o estilo deles e leram, não gostaram e desistiram. As pessoas precisam entender que nem todo livro elas vão gostar, tem livro que elas não vão querer ler e isso é normal.

      Excluir
  11. Olá
    Uma coisa que anda me estressando ultimamente são os leitores de best sellers que você fala de um livro ele não conhece, fala de outro ele também não conhece, acho que não ter lido algumas é normal mas não conhecer é meio tenso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não julgo porque acredito que cada um pode ler o que quiser. Muitos começam no mundo da leitura graças aos best sellers, então tem um lado muito bom. Mas é aconselhável que o leitor parta dali para outros, ne?

      Abraços

      Excluir
  12. Oi, Thai, concordo com os mandamentos e devo dizer que achei até engraçado algumas. "Não pagar de leitor" foi a mais ótima! Existe mesmo uma competição p/ ver quem lê mais ou até de quem já leu aquele último livro da moda.

    Muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente que se gaba demais por ler certos livros. Eu fico na rodinha e fico quieta ne, quem sou eu pra julgar?

      Abraços

      Excluir
  13. Oi Thai, tudo bem? Amei seu post, são coisas realmente indispensáveis para quem tem a intenção de seguir uma boa leitura!
    Quero te convidar para publicar esse post em meu blog, que é relacionado ao mundo literário. Será um imenso prazer te você por lá, além de poder divulgar o seu maravilhoso trabalho!
    Entre em contato, 17limaju@gmail.com
    Meu blog: http://donutliterarioo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou entrar em contato sim, obrigada pela oportunidade ><

      Excluir
  14. o quarto mandamento sempre acontece comigo. me culpo bastante por não consegui terminar um livro. ainda bem que não a pior coisa do mundo. rs
    aamei
    http://levandoaseriio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é não kkkk e às vezes, você só precisa de um tempo, depois você volta a ler.

      Excluir
  15. HAHAHAHA gente, melhores regras. Acho que a 3 é o meu pesadelo, por causa do tanto de livros que já perdi assim =( e a 10 é muito fato né? os leitores posers da vida

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. 4 : Não se culpe por abandonar livros pela metade.

    Obrigado, me deu um alivio de A Dança dos Dragões eu ter estacionado no meio há quase dois anos e meio. Baita vergonha pra mim que gosto de GOT lol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu que to parada num livro de Tolkien faz uns 5 anos? Os Filhos de Húrin haha
      pra você ver

      Beijos

      Excluir
  18. Bem legais as dicas, a que eu mais sigo é a 2º nunca sei quando terei um tempinho a mais para ler. mas de todos os 100 livros que li, só 2 larguei na metade, não consigo.

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já to tão acostumada que ficou normal rsrs
      Antes eu forçava a leitura, chegava na metade ou perto do final morrendo.
      Hoje, se não gosto logo de início paro.

      Beijos

      Excluir
  19. Olá Thai, tudo bem?

    Achei bem legal e criativa a sua publicação, concordo sobre os itens 1 e 4 dos mandamentos de um leitor.

    ResponderExcluir
  20. Super verdade desses mandamento, tb não tenho dinheiro e muitas vezes baixo os livro pra ler. Confesso que já larguei varios livros e no começo foi difícil entender que isso acontece com todos.
    Ótimos mandamentos, e obrigada, postando isso você também ajuda muitos que não entendem de leitura.

    Beijos e sucesso ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado você pelo comentário, volte sempre ><

      Excluir
  21. Ótimas dicas! Mas de cara eu já discordo da primeira. Acho que, sim, às vezes temos que ler uma coisa e outra que não gostamos, e não só pela necessidade em estudar alguma coisa. É mais pra ampliar os horizontes, quebrar expectativas e se lançar no desconhecido, entende? Acho sensacional quando a gente quebra a cara com os nossos próprios "preconceitos" :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que pra um leitor iniciante isso não funciona. Aí a pessoa lê algo que não gosta e associa leitura a isso. Depois fica com aquele pré-conceito, de que "leitura é chata", "ler é chato". Se a pessoa já llê a mais tempo, de fato, se arriscar vez ou outra em outros estilos é bom, mas pra quem ta começando... Não recomendo

      Excluir
  22. Apesar de ter poucos, mas tenho um apreço por eles. Não consigo emprestar pra quase ninguém. Sei que muitas pessoas não tem cuidado com as coisas dos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que um amigo meu pegou emprestado e nunca mais devolveu, peguei certo trauma. Não empresto pra ninguém, mas hoje em dia sou mais aberta a me desfazer de certos livros. Menos os meus clássicos, tipo Harry Potter. Esse não dá mesmo </3

      Excluir
  23. Concordo em cada tópico, principalmente com o de não ler o que não curte, pode traumatizar e criar um preconceito sobre todos os outros que existem, uma sensação de que os outros também irão nos frustrar, mas claro, não podemos falar que não gostamos de algo que nem experimentamos. Confesso que sou praticante do "não emprestarás seu livro", não deixo eles longe de vista por nada kkkkk Abraços! 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale. Tenho muitos amigos que começaram no mundo da leitura com algo que não gostavam, acharam chato e entediante e dali em diante achavam que todo livro era assim. Eu acho assim, principalmente se você ta começando : leia a sinopse, leia algumas resenhas. Comece a ler alguns capítulos, viu que não ta curtindo? Vá pra outro. É melhor largar um livro pra ler outro do que ir até o fim com aquele e nunc amais querer tocar em outro.

      Beijos

      Excluir
  24. AMEI os mandamentos! Vou compartilhar com todos os meus amigos!

    ResponderExcluir
  25. Adorei os mandamentos, já emprestei tantos livros e me arrependi! A 1 super concordo, acaba meio que traumatizando, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, principalmente se você ta começando no mundo da leitura...
      Até eu que AMO ler, tem horas que pego uns livros que dá até desgosto, mas é que não fazem meu estilo.
      De emprestar livros, é complicado;;

      Excluir
  26. Thai, tudo bem! Esses mandamentos, concordo com quase todos...rsrs
    No décimo você diz que despreza pessoas que não lê o que compra e mostra!
    Sinceramente, eu faço isso e os porquês só quem anda meus passos é que sabe, muita gente trabalha muito e assim como eu quase não tem tempo. Há que amadurecer o décimo mandamento!Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim, você deve ter seus motivos, ok, não vou falar de você especificamente. Falo de quem compra um monte de livros, posta mil fotos e dize que leu e ainda recomenda o livro? É nisso que me refiro. Chega a ser antiético isso, você está fazendo uma propaganda de algo que nem conhece. Aí a pessoa fala que leu, você conversando 5 minutos com a cabeça sabe que ela não leu nem o 1º capítulo. Comprou e não leu? Só avisar. Mas comprar, não ler e falar que leu? Acho feio

      ABraços

      Excluir
  27. Olá Thai, tudo bem?
    Olha não emprestar os livros a qualquer um e não ler o que não gosta é algo que faço bastante. Também não gosto de me prender a livros famosões, tanto que meu favorito mal falam, Caninos Brancos by Jack London, eu acho que esse livro merecia mais reconhecimento. Ah procurar resenhas em blogs literários é bom para conhecer melhor a história, os personagens e as opiniões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resenha em outros blogs é muito bom. Ver outras opiniões, pensar antes de gastar seu dinheiro e tempo. Você aprende muito de um livro com resenhas.

      Abraços

      Excluir
  28. Oii ! Td bem ? Adorei o post ! Me identifiquei Com vários deles, principalmente a 1 e 4. Já abandonei alguns livros pela metade, às vezes por não gostar é outras por falta de tempo rs Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta de tempo </3 to passando por isso agora, é muito triste...

      Excluir
  29. Acho que eu preciso não emprestar meus livros para qual quer um kkkk super me identifiquei com o seu texto beijos !parabéns pelo blog !

    ResponderExcluir
  30. Oie, tudo bem? Que post mais criativo, gostei muito dos mandamentos. O que acredito ser mais importante é sempre dar opinião sincera sobre um livro. Se gostou elogia, se não gostou... precisa dizer porque também. Com relação a emprestar livros é importante também, imagina só se emprestamos e o livro não volta? haha Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passei por isso, emprestei livro E ELE NÃO VOLTOU. Que trauma </3

      Excluir
  31. Eu realmente amei e me identifiquei com TODAS as dicas, mas fiquei incomodado com a 10. Eu ENTENDOOOOO demais sua irritação, mas acho que as pessoas que vivem de aparência tem mais é que se mancarem sozinhas. A pessoa que tá ali pagando uma de #leitorazonadap*rra vai parar rapidinho quando parar de ganhar comentários, likes e qualquer outra forma de atenção!

    No mais, amei mesmo a lista! Principalmente a quarta, porque às vezes eu vejo que um livro também não era muito o que eu queria, insisto um pouco, e continua ruim. Termino perdendo meu ritmo de leitura com eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, César ><

      O maior problema do 10 é quando ele nem leu o livro, e sai falando que leu pra meio mundo. De 2 ou 1, ou ele queima o livro para novos leituras ou recomenda. Como você recomenda ou critica algo que nem conhece? Isso que me irrita.

      Beijos

      Excluir
  32. Iiiiih, acho que não sou boa leitora rs
    Eu empresto livro, mas não é para qualquer um e fico no pé para a pessoa devolver.
    Eu me prendo demais em best-seller ainda mais os de história românticas rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só uma brincadeira rsrs

      Você empresta mas fica no pé. Eu curto bastante romance, então não te julgo haha. Mas tenta ir além, sair dos que estão na lista dos mais vendidos. Tem muito livro bom de romance que você está perdendo.

      Beijos

      Excluir
  33. Não se culpar por abandonar livros pelas metade é um pecado capital dos leitores, pelo menos é o que se imagina depois de dar um lidinha nos comentários da galera. Mas é tão triste abandonar um livro pela metade, a sensação é que vc está desperdiçando algo, essa não é um lição fácil de aprender. Sobre dar falso testemunho sobre um determinado livro, é um tema bem complicado, principalmente hoje, quando muitos blogs são parceiros de editoras, e, às vezes, se sentem na obrigação de falar algo bom dos livros que recebeu.
    Bjinhos
    Jeh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que muita gente leva a sério a opinião do blogueiro. Eu mesma, costumo ler mais de 1 resenha do mesmo livro, porque antes eu via chover elogios, comprava e ficava com a cara no chão porque pelo menos pra mim o livro não era como a pessoa descreveu. Pode ser que a pessoa até gostou, mas sei lá. Não me arrisco mais.

      Beijos

      Excluir
  34. Concordo com quase tudo o que você disse, e só quem é leitor entende esses mandamentos :) o único que eu mudaria é "Não empreste seus livros pra qualquer um", porque eu não empresto pra ninguém! Nossa, eu tenho um trauma tão grande, medo de perder, de amassar... prefiro deixá-los só comigo hehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RT kkkk o trauma que eu passei ainda tem cicatrizes...

      Beijos

      Excluir
  35. Duas coisas que eu não entendo: pessoas que dizem não gostar de ler e pessoas que pagam de leitores (fotos no Instagram, citações de livros) sendo que nunca leram o livro além do nome da capa. Não entendo como alguém se diz gostar de filmes, mas não gostam de livros. Livros te fazem imaginar um universo maior e com muito mais história do que uma hora e meia de filme. Já os que compram livros só pra pagar de leitor me dá uma dó, pois é um livro desperdiçado que eu iria amar resgatar hahahaha
    Amei teu post <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes, a pessoa diz que não gosta de ler porque pegou trauma, começou a ler com algum livro que não fazia seu estilo, e dá nisso. Por isso sempre falo : começa com algo que você goste. Não gostou? Para e vai em outro.

      Beijos

      Excluir
  36. Concordo com tudo!! Mas tenho que dizer que a culpa por deixar livros pela metade por não gostar é um fardo que eu carrego. Aliás, não só com livros. Odeio odeio odeio deixar pendências, seja série, filme, jogo, livro... qualquer coisa eu meio que me obrigo a terminar. Até hoje só abandonei dois livros, rs. E sempre lembro deles.

    Adorei o post! Principalmente o puxão de orelha que muitos leitores e falsos leitores merecem por mentir que leram. Não consigo entender porque alguém faz isso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendam ou criticam livros que nem leram, isso me irrita num nível...

      Antes eu tinha muita culpa, era que nem você. Mas me forcei a parar. Até porque muitos livros que eu paro, acabo voltando depois de muito tempo. Às vezes, a gente só precisa ler outras coisas antes de voltar naquela.

      Beijos

      Excluir
  37. Adorei <3
    Principalmente o item de não se sentir mal por deixar a leitura no meio do caminho. Isso tem acontecido comigo, não porque o livro seja ruim, eu que to lenta mesmo.

    ResponderExcluir
  38. Guria do céu!!!!! Esses mandamentos serviram como um tapa na minha cara! hahaha
    É de algum lugar ou você que criou??

    SOBRE OS 10:
    1. Eu tento ler gêneros que eu não gosto, acredita?! Porque parece que um dia eu vou gostar..
    2. Sair de casa com algo na mochila/bolsa já é um mantra pra mim! haha Leio em todos os lugares! \o
    3. Eu acabo emprestando, mas não pra qualquer um. hehe
    4. Eu me culpo por abandonar!! :( Vou tentar não me culpar... mas é difícil.
    5. Já li muito best sellers chaaato...
    6. Eu só opino quando eu li e recomendo se gostei também!! Nada pior do que receber recomendação fake! :(
    7. Não ligo muito pros críticos literários.. confesso.
    8. Procuro sempre resenha de blog que conheço, AMOOOO!
    9. A gente sempre tem desculpa kkkk principalmente quando tem Netflix disponível! :(
    10. E eu aqui sofrendo por comprar tantos e não conseguir ler tudo, mas eu leio mesmo! hehehe Só me falta tempo pra ler todos eles! <3

    AMEI O POST! <3 beeeijos, By Morgana PZK

    ResponderExcluir
  39. AMEI ESSES MANDAMENTOS! São regras justamente sobre não ter regras para uma coisa tão prazerosa que é a leitura <3 Abraço :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  40. Olá. Tudo bom?
    Adorei os mandamentos e olha, estou pecando muito. kkkkkkkkk

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Encontrou algum erro ortográfico? Não deixe de comentar! Sua opinião é muito importante pra nós.
Não tem conta no google? Não tem problema.
Escolha a opção nome/url e coloque seu nome.
Volte sempre.

Tecnologia do Blogger.